sábado, 10 de abril de 2010

BBB



Natália Souza Soares

Como é comum em todas as noites alimento uma de minhas compulsões; mudar de canal constantemente em busca de sei lá o que, varias vezes passo pela atração global BBB e sempre ouço frases que no mínimo me intrigam, resolvi comentar algumas mais fortes.
“Vocês são heróis”, nesta vou defender o Pedro Bial, o que algumas vezes me levou a uma interpretação equivocada foi um erro constante entre os historiadores; não contextualizar o termo com o tempo que esta sendo empregado. Quando eu era criança (momento nostalgia) há uns 16 ou 17 anos herói era geralmente um homem ou mulher mascarado, pois não queriam auto promoção, não se interessavam pela fama; que arriscavam tudo pelo bem do mundo ou por um único cidadão em perigo, pregavam insistentemente valores como amizade, bondade, honestidade, respeito; para ser um herói nesta época era necessário ter um super poder, que ele evocava com palavras ou artefatos mágicos, era importante ser corajoso e alguns tinham um assistente altamente fiel. A questão é esta Bial não foi arrogante foi o significado do termo que mudou; para ser herói hoje sua mascara tem necessariamente que ser invisível, pois se promover é fundamental e é por isso que se arrisca tudo, os principais “valores” são beleza, simpatia, sensualidade, e inteligência para jogar, quanto ao super poder está nas mãos da globo que edita as edições e escolhe os merecedores destes, assistente só ser for formar um casal para se fortalecer no jogo e o melhor; correr o risco de ganhar um milhão ou mais. Não é fácil ser herói hoje.
“O BBB mostra a realidade do brasileiro”, bom isto depende do você considera realidade, se fisicamente você considera os brasileiros como pessoas lindas, malhadas, saudáveis e de grande maioria branca, e ainda valoriza a iniciativa das cotas para negros e homossexuais, sim estamos falando da realidade; se considera as pessoas com maior escolaridade como desequilibrados, o puxadinho ou casa pobre como a nossa casa pobre, se você tem festas com direito a shows internacionais semanalmente, se concorre varias vezes a carros e brindes das Casas Bahia com só 12 pessoas, o BBB é o retrato da realidade nua e crua, bem nua.
“Participar deste programa e uma experiência única”, realmente não é todo dia que se passam três meses em uma casa linda, confortável e com muitas possibilidades de ganhar alguma ou varias coisas. É corrente os participantes a exaltação da maravilhosa experiência de convivência, mais conheço algumas pessoas que passam por experiência de convivência bastante significativas no dia a dia, professores em varias salas cada uma com 40 alunos, soldados que passam 6 meses no Haiti, médicos que vão para Amazônia levar o mínimo a moradores de regiões afastadas e muitos outros que nem por isso estão no Faustão mostrando a grandeza desta tarefa.
Mais a maior lição que me deixa este programa e o lindo senso de justiça que os brasileiros ficam embebidos, se une em comunidades do orkut, chats, no bar, no salão de beleza, gruda no telefone pra defender o injustiçado, o excluído, o mais pobre e lutam, lutam muito para que o bem sempre vença. Pena que esta movimentação toda é só pra defender personagens que nem existe, pena que quando olham para a televisão querem defender o injustiçado, mais não enxergam o papel que ocupam, usam toda sua ignorância e hipocrisia para defender exatamente quem e determinado pela globo a ser defendido sem se dar conta de nada disso. Salve salve.......

Natália Souza Soares é graduanda em História (ISEED - Virginópolis/MG) e tem interesse pela pesquisa em História Regional

Um comentário:

  1. É miha cara, nesses dias confusos até o heroismo ganhou novos significados. e tem cada heroi voando por ai que nem carece de vilões! meu irmão falo muito de você,fico feliz em conhecer sua literatura!

    ResponderExcluir